segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dicas de Conservação de Bolsas de Couro

Para que sua Bolsa de couro dure muito mais e conserve sua beleza, basta que você tome os seguintes cuidados : Não molhe a bolsa. Não a exponha a temperaturas elevadas. Não use produtos químicos como removedor, álcool, perfume, detergentes, etc. Para hidratar o couro, use graxa líquida (tipo Nugget Alto Brilho) ou esponja de silicone própria para couro, lustre com uma flanela macia. Evite contato de peças claras com peças escuras, assim, não causará manchas nem nas bolsas, nem na roupa. Caso seja surpreendido por chuva, seque a bolsa à sombra, sem expô-la ao sol. O couro selvagem é mais delicado, em função do tipo de tratamento que recebe, devendo assim, ser tratado com mais cuidado, pois o atrito tende a danificá-lo com mais facilidade.

Origem das bolsas femininas

As primeiras bolsas femininas foram criadas ainda na Idade Média, eram espécies de pequenos sacos, na maioria das vezes presos na cintura, e se destinavam a levar dinheiro e algumas vezes pedras preciosas. Tanto homens quanto mulheres usavam bolsas femininas, mas com finalidades diferentes. As bolsas femininas dessa época eram geralmente feitas em couro, peles ou tecido, com muitos enfeites e bordados.

A partir do século 19, as bolsas femininas começaram a ganhar espaço e se destacar como parte da indumentária da vida citadina. Havia a preocupação de combinar as bolsas femininas com o tecido do vestido e dos sapatos.
Refletindo as mudanças da moda, as bolsas femininas começam a ganhar novos enfeites, como pérolas, rendas e bordados, tornando-se parte indispensável do guarda-roupa feminino.
No século 20 as bolsas femininas entram com força total na indústria da moda.
A partir dos anos 20, o acessório já estava definitivamente incorporado ao look das mulheres. Surgia a bolsas femininas carteira, símbolo de elegância que pode ser visto até hoje, em eventos sociais. A bolsas femininas carteira surgiu num momento em que a mulher já estava livre dos espartilhos e tinha mais mobilidade.
Nos anos 40 e 50, uma época de sofisticação, surgem as bolsas femininas envelope e baú, com estampas de animais , como cobra e crocodilo .
Nos anos 60, com a onda hippie, houve uma retomada das técnicas artesanais, como crochê, tricô e patchwork. Bambu e acrílico também começam a ser utilizados para confeccionar bolsas femininas. Nessa época explode o uso de estampas geométricas, tudo era inspirado na pop art.
Desde então, as bolsas femininas tornaram-se ícone da moda por conta do surgimento dos conglomerados de luxo, destacando marcas como Chanel, Fendi e Hermès.
As mulheres vêem as bolsas femininas como uma extensão de si mesma, uma parte de sua vida.